top of page

Hábitos alimentares e risco de doença cardiovascular

Atualizado: 22 de mai. de 2020

"Gordura total na dieta, ingestão de ácidos graxos e risco de doença cardiovascular: uma metanálise dose-resposta de estudos de coorte"





CULINÁRIA E NUTRIÇÃO -



Em 2015 mais de 17 milhões de pessoas vieram a óbito devido às doenças cardiovasculares (DCV). Esse valor corresponde a cerca de 31% das mortes globais, o que faz das DVCs a principal causa de morte no mundo, estando associadas, na maioria dos casos, a estilos de vida pouco saudáveis.

Este artigo é resultado do primeiro estudo dedicado a investigar a relação de DVCs com ingestão de diferentes tipos de gorduras da dieta humana (saturadas, monoinsaturadas, poli-insaturadas/PUFAS, e gorduras trans), baseado na metanálise dose-resposta de estudos de coorte. Os autores consultaram 43 publicações (feitas até o ano de 2018) presentes nas plataformas Pubmed, Embase e Cochrane.

Os resultados mostram que o aumento do risco de ocorrência de uma doença cardiovascular está associada à maior ingestão de ácidos graxos Trans: um incremento de 2% ao dia pode aumentar em 16% o risco de DCV. Por outro lado, não foram encontradas relações entre DVCs e a ingestão de gordura total, nem a ingestão dos ácidos graxos monoinsaturados, saturados e poliinsaturados. Além disso, a análise de subgrupos demonstrou que houve um efeito positivo (cardio-protetor) frente à ingestão de PUFA, em estudos que foram acompanhados por mais de uma década.

Uma metanálise prévia demonstrou não haver relações entre ingestão total de gordura na dieta e doenças como câncer endometrial, colite ulcerosa e a mortalidade devido ao câncer de mama.

Os autores concluíram que a maioria das informações divulgadas durante anos sobre as consequências da ingestão de gorduras na dieta não foram comprovadas, uma vez que a única ação prejudicial demonstrada por esses estudos está relacionada ao consumo de gorduras Trans, apenas. Diante disso, as orientações alimentares que consideram tais estudos podem ser mais verossímeis que as baseadas em informações ultrapassadas.

Este estudo confirma o importante papel das gorduras da alimentação humana, apontando o risco relacionado à ingestão de gorduras trans e DCVs, e a proteção dos PUFAs da dieta.

Citação:

Zhu, Y., Bo, Y. & Liu, Y. Dietary total fat, fatty acids intake, and risk of cardiovascular disease: a dose-response meta-analysis of cohort studies. Lipids Health Dis 18, 91 (2019). https://doi.org/10.1186/s12944-019-1035-2



Imagem de congerdesign por Pixabay

Comments


bottom of page